Anteciparte '08 | Lisboa, Portugal | 2008

Quinta edição desta exposição/prémio que junta todos os anos um grupo de jovens artistas acabadinhos de sair das escolas de arte nacionais. Desta vez os trabalhos são apresentados no Museu da Cidade, em Lisboa. De 5 a 16 de Novembro. 

Todos os anos, desde 2004, é reunido um júri que, por entre candidaturas de finalistas das escolas de arte do país, escolhe uma fornada de nomes para a exposição Anteciparte. Nesta 5.ª edição, o júri, constituído por Fátima Lambert, Isabel Carlos, Carlos Bessa Pereira, José Pedro Croft e Lourenço Egreja, escolheu sete artistas: Andreia Filipe (n.1986, Faro) estudou na Universidade do Algarve; Filipa Guimarães (n.1983, Porto) veio das Belas Artes do Porto; Márcio Vilela (n.1978, Brasil) estudou na Escola Superior de Tecnologia de Tomar; Miguel Pacheco (n.1984, Lisboa) vem das Belas Artes de Lisboa; Pedro Kaliambai (n.1974, Luanda) estudou no ARCO, em Lisboa; e Tiago Baptista (n.1986, Leiria) e Tiago Margaça (n.1981, Azurva) vieram das ESAD, nas Caldas da Rainha.

Para além da exposição, onde será possível adquirir as obras de arte expostas a preços acessíveis, no final será revelado o vencedor do Anteciparte 2008, que receberá uma viagem à Bienal de Arte mais famosa do mundo - a de Veneza, que decorrerá em 2009. 

In PÚBLICO